Kanoa Igarashi Kanoa Igarashi WSL / Ryder quinta-feira, 06 abril 2023 07:46

Kanoa Igarashi e Sally Fitzgibbons em destaque no arranque do Rip Curl Pro Bells Beach

Primeira ronda masculina já foi concluída. 

 

 

 Às 8h35 da Austrália (23h35 em Portugal) teve início a quarta etapa do CT 2023, o Rip Curl Pro Bells Beach. Esta é a penúltima etapa antes do do mid-season cut e uma de duas na Austrália. A prova teve início com a ronda inaugural masculina, cujo primeiro heat foi disputado entre Ethan Ewing, Nat Young e Carlos Muñoz. Houve bom surf logo de início, com Ewing a estrear-se com duas ondas na casa dos 7 pontos (em 10 possíveis), que o puseram indiscutivelmente na liderança. Nat Young, com um score total de 11.43 pontos (em 20 possíveis), ficou em 2º lugar, atirando Carlos Muñoz para a ronda eliminatória. 

Griffin Colapinto, que entrou no heat seguinte, foi um dos destaques da ronda. A sua melhor onda foi um 8.33 e a segunda melhor foi um 7.33, somando assim um total de 15.66 e assumindo a liderança. Em 2º ficou Seth Moniz, e em 3º o rookie francês Maxime Huscenot. 

 

 

Wildcards e replacements em destaque

 

Vale destacar Dylan Moffat, que entrou no heat 4 como substituto de Jadson André. Dylan saiu vitorioso do seu heat, vencendo contra o actual #2 do ranking e campeão da etapa portuguesa João Chianca (2º lugar) e Matthew McGillivray (3º lugar). 

Destaca-se também Owen Wright, que entra nesta etapa como wildcard para se despedir da carreira competitiva. No heat 5, Wright precisou de surfar apenas quatro ondas para assumir a lidernça, ficando à frente do actual #3 e campeão mundial em título Filipe Toledo. Ian Gentil ficou em 3º lugar. Logo no heat seguinte, deu-se outra surpresa: Xavier Huxtable, que compete como wildcard depois de ter vencido os trials, ficou em 2º lugar atrás de Jack Robinson e à frente do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que agora está na ronda eliminatória.

 

 

 

Kanoa e John John brilham

 

Mas o melhor surf da ronda aconteceu nos últimos heats do dia. No heat 11, Kanoa Igarashi impressionou com duas ondas na casa dos 8 pontos e um score total de 16.40, que o colocou em 1º lugar. Kanoa, que no ano passado terminou no top cinco mundial, está agora abaixo do do cut de qualificação, em 24º lugar, e precisa de bons resultados nas etapas italianas para se manter no Tour. Gabriel Medina ficou em 2º, também com uma onda de 8 pontos. Liam O'Brian ficou em 3º. 

John John Florence terminou a ronda com chave de ouro, com um score total de 16.26, resultado da soma de uma onda de 8.43 pontos e outra de 7.83 pontos. Morgan Cibilic, cuja melhor onda foi de 7 pontos, ficou em 2º, e Barron Mamiya ficou em 3º.

 

 

 

 Caroline Marks foi um dos pontos altos da categoria feminina

 

Terminada a ronda inaugural masculina, deu-se início à ronda inaugural feminina, que começou com Caitlin Simmers, Bettylou Sakura Johnson e Sophie McCulloch. Bettylou começou em grande, com uma onda que lhe valeu 8 pontos. A surfista conseguiu manter-se até ao fim na liderança do heat, com MucCulloch a agarrar-se ao 2º lugar. Caitlin, apesar de ter feito a segunda melhor onda do heat, de 7 pontos, ficou em 3º.

Caroline Marks destacou-se no heat 4, com uma pontuação total de 15.83, resultado da soma de uma onda de 8.33 pontos e outra de 7.50. Marks venceu o heat à frente de Isabella Nichols (2º) e Tatiana Weston-Webb (3º). 

 

 

Caroline Marks. WSL / Sloane

 

Fitzgibbons e Gilmore dão espetáculo

 

Tal como na categoria masculina, o melhor surf da ronda deu-se nos últimos heats. Sally Fitzgibbons brilhou no heat 5, tendo aberto as hostilidades com uma onda de 7.50. Logo de seguida, descartou-a por duas ondas na casa dos 8 pontos. Com apenas quatro ondas surfadas, Sally assumiu a liderança com um total de 16.57. Gabriela Bryan ficou em 2º lugar, e Tyler Wright foi para a ronda eliminatória. A ronda terminou com Stephanie Gilmore também a dar espetáculo, com uma onda de 8.83 pontos e outra de 7.33, somando um total de 16.16. Courtney Conlogue ficou em 2º e Brisa Hennessy em 3º. Tanto Sally quanto Stephanie estão abaixo do cut de qualificação, em 11º e 14º, respectivamente, e precisam de bons resultados nas etapas australianas para manterem o lugar no Tour. 

Assim terminou o primeiro dia de prova em Bells Beach, e a próxima chamada será pelas 22h15 portuguesas. 

Toda a informação sobre o evento pode ser consultada aqui.

 

 

 

 

Scroll To Top